O aluno de hoje será o adulto de amanhã. Por isso, ele precisa estar ciente dos seus direitos e deveres. Dessa forma, o papel da escola é formar cidadãos conscientes, podendo entender o funcionamento da sociedade em que vivem e buscar formas de melhorá-la.
A escola busca atuar como complementar na educação que os alunos recebem em casa, pois, além de suprir as necessidades acadêmicas, auxilia no desenvolvimento pessoal do aluno. O ambiente escolar permite o contato com experiências que não ocorrem no contexto familiar, fazendo com que tenha possibilidade de conhecer coisas novas e descobrir inúmeras habilidades.
As instituições de ensino desempenham um papel de extrema importância neste processo de aprendizagem. Para que façam a diferença na vida do aluno, precisam oferecer um ensino de qualidade, professores altamente capacitados e dispostos a estimular o desenvolvimento dos estudantes pela incessante busca do saber.
A educação vai muito além da sala de aula, pois abre portas para outras esferas da sociedade e para um futuro promissor. Amplia os horizontes, transforma vidas, permite desenvolver o pensamento crítico e a moral.
Quanto mais uma pessoa avança na sua educação, mais facilidade terá para conviver em harmonia por onde passar e mais oportunidades encontrará em seu caminho. No campo profissional, a instrução e qualificação aumenta as chances de construir uma carreira de sucesso.
O objetivo da educação, no educando, é desenvolver a capacidade de consciência e responsabilidade.
MONTESSORI, Maria