18 de abril – Dia Nacional do Livro Infantil é a data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, considerado o pioneiro, o pai da literatura infantil brasileira.
O dia 18 de abril é uma oportunidade para homenagear Monteiro Lobato e sua obra para crianças. Não obstante, mais do que isso, é uma data que celebra a literatura infantil brasileira como um todo. Dessa forma, autoras e autores desse gênero, bem como seus livros, são lembrados nessa ocasião.
Foto: Reprodução/Focos Cultural
José Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP), em 18 de abril de 1882 e foi o responsável por fundar a primeira editora brasileira, em 1918. Antes disso, todos os livros escritos por brasileiros eram impressos em Portugal. Monteiro Lobato, que morreu em 1948, é considerado como uma grande importância na literatura infantil no Brasil. Suas obras foram impressas e traduzidas em mais de 10 línguas e a data comemorativa pretende estimular a leitura desde a infância.
Assim, comemora-se, no Dia Nacional do Livro Infantil, todo um universo de possibilidades criativas e imaginativas que se apresentam aos pequenos leitores em formação, os quais se aventuram nas páginas ficcionais de um livro que, muitas vezes, instigará sua imaginação e, consequentemente, expandirá sua percepção do mundo.
De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo.
Monteiro Lobato
Dia Internacional do Livro Infantil
Enquanto o Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 18 de abril em homenagem a Monteiro Lobato, o Dia Internacional do Livro é comemorado no dia 2 de abril.
O dia internacional foi implementado em homenagem ao escritor dinamarquês de obras infantis chamado Hans Christian Andersen (1805-1875). Suas obras mais conhecidas são: O Patinho Feio e A Pequena Sereia.