Nesta quinta-feira (29), é celebrado o Dia de São Pedro, um dos santos mais populares da Igreja Católica. Ele é conhecido como o “santo das chuvas” e essa data marca o encerramento das festividades juninas.
Anteriormente chamado de Simão, Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, de acordo com o cristianismo. Ele era pescador na região do Mar da Galileia, junto com seu irmão André, que também se tornou um dos apóstolos. Segundo o Novo Testamento da Bíblia, Jesus Cristo nomeou Pedro como líder do grupo, dando-lhe o nome de “Pedro”, que significa “rocha”.
Nas tradições do catolicismo popular, principalmente o brasileiro, o dia de São Pedro é comemorado com fogueira, fogos de artifício, comidas típicas, quadrilha e os demais componentes das festas juninas.
A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre em 29 de junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e do translado das relíquias de ambos os santos.
Posteriormente, foram adotadas pela Igreja Católica como homenagem aos santos do mês. No Brasil, os registros históricos apontam que desde o século XVII as festas juninas eram comemoradas.
O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito.