Hoje, dia 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade. A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 tem o intuito conscientizar a população de todo o mundo a respeito importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas.
O termo biodiversidade – ou diversidade biológica – pode ser definido, brevemente, como a riqueza de espécies de um ecossistema. As plantas, os animais e os microrganismos fornecem alimentos, remédios e boa parte da matéria-prima industrial consumida pelo ser humano.
O Brasil é considerado o país mais biodiverso do mundo, em razão da riqueza natural existente na Floresta Amazônica, e em outros biomas, como a Mata Atlântica, o Pantanal e o Cerrado. Contudo, esta exuberante variedade de vida vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo, tais como a poluição, o uso excessivo dos recursos naturais e a expansão urbana e industrial.
Para preservação e manutenção da biodiversidade é necessário o estabelecimento de áreas de proteção, bem como alinhamento de políticas de desenvolvimento com o uso e a conservação da biodiversidade e o emprego de práticas de conscientização sobre a importância do cuidado com a diversidade de vida na Terra.
O Dia Internacional da Biodiversidade tem direta relação com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU: ODS 12 – Consumo e produção sustentáveis; ODS 13 – Ação contra a mudança Global do Clima; ODS 14 – Vida na Água e ODS 15 – Vida Terrestre.