O Dia do Professor é comemorado aqui em 15 de Outubro, e foi estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart. O Dia dos Professores é comemorado em 15 de outubro no Brasil, como vimos, mas ele acontece em datas diferentes em outros países. Cada país tem sua própria celebração em homenagem aos professores, embora atualmente dezenas deles tenham optado por celebrá-lo no dia 5 de outubro.
A data comemorativa foi atribuída ao dia 5 de outubro por conta de um documento da década de 1960. Esse documento era a “Recomendação da Unesco/OIT sobre o Estatuto dos Professores”, emitido em 5 de outubro de 1966. Ele tratava sobre questões relativas à melhoria da educação e do trabalho dos professores.
Todos esses debates realizados a nível internacional ocorrem pelo fato de que o direito à educação é um direito humano universal. Sendo assim, a ONU, por meio da Unesco, atua diretamente com essas discussões na educação mundial. A data comemorativa criada pela Unesco foi adotada por uma série de países, como:
- Canadá;
- Reino Unido;
- Alemanha.
Outros países, como o Brasil, optaram por celebrar o Dia dos Professores em datas diversas, que não o 5 de outubro. Alguns casos são os seguintes:
- Turquia: comemora no dia 24 de novembro.
- Colômbia: comemora no dia 15 de maio.
- Chine: comemora no dia 10 de setembro.
- Somália: comemora no dia 21 de novembro.
Quando foi criado o Dia do Professor?
A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.
Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.
Frases do Dia dos Professores
- “Se não morre aquele que escreve um livro e planta uma árvore, com mais razão não morre o educador que semeia vida e escreve na alma.” (Bertold Brecht)
- “Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.” (D. Pedro II)
- “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” (Malala Yousafzai)
- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” (Paulo Freire)