9 de Junho – Dia Nacional da Imunização

Nesta sexta-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, data que tem o objetivo de lembrar a população da importância das vacinas na proteção de doenças imunopreveníveis. No Brasil, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) foi criado para garantir à população do País acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

As vacinas são seguras e estimulam o sistema imunológico a proteger a pessoa contra doenças transmissíveis. Quando adotada como estratégia de saúde pública, elas são consideradas um dos melhores investimentos em saúde considerando o custo-benefício.

A imunidade é um conjunto de métodos (por meio de vacina, imunoglobulina ou soro de anticorpos) que são destinados a proporcionar ao organismo a imunidade, ou seja, aumentar a resistência, contra determinadas enfermidades. vale ressaltar, que alguns tipos de anticorpos são produzidos naturalmente pelo organismo e outros não.

No caso de anticorpos não produzidos pelo corpo, é necessário por exemplo, o uso de  vacinas  para atuarem em nossos corpos, afim de adquirir imunidade contra determinadas doenças. Por isso é necessário ficar ciente e promover o acesso à imunização para todas as idades, afinal de contas, a vacinação deixou de ser exclusividade da criança, e hoje adolescentes, adultos, gestantes, idosos e viajantes precisam conhecer os programas de imunização específicos para eles. 

O PNI do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias, ou seja, contempla não somente as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas, além da promoção de campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

A vacinação é a forma mais segura e eficaz para prevenção de certas doenças. Portanto, é importante que a população participe das campanhas e procure um profissional especializado nos postos de saúde para tirar as dúvidas e manter o cartão de vacinas em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *