24 de Agosto – Dia da infância

Hoje é 24 de agosto, dia da infância. A data foi criada pela UNICEF para a população refletir sobre as condições de vida das crianças de todo o mundo. Conforme a Declaração Universal dos Direitos da Criança, todos os pequenos devem ter acesso a direitos básicos como alimentação, educação, saúde, lazer, liberdade e ambiente familiar e de sociedade. Além disso, as crianças também devem ser protegidas da discriminação, exploração, violência e negligência.

No Brasil, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas crianças as pessoas com até doze anos de idade incompletos. A lei garante ainda que essa população deve ter seus direitos assegurados e as oportunidades necessárias para seu pleno desenvolvimento.

A infância é a fase mais querida e lembrada, por todo o resto da vida. A fase da inocência, onde tudo era brincadeira. A maior obrigação era deixar o quarto arrumado e fazer os deveres da escola, no mais, tudo se resumia a sorrisos e diversão.  Devemos fazer desse dia, mais que uma memória de nossos bons tempos como crianças. Devemos refletir e buscar saídas que ajudem a romper esse ciclo de pobreza e abandono, e levar um futuro melhor para essas crianças.

A ideia do Dia da Infância é promover uma reflexão sobre as condições de vida dos pequenos ao redor do mundo e defender que todos tenham acesso aos devidos cuidados e a tudo aquilo que necessitam para um desenvolvimento pleno e harmonioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Todos os direitos reservados – 2023